Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

interview ISSN 2175-6708

abstracts

português
Entrevista realizada a partir da Pesquisa "A Educação do Arquiteto para o Século 21 – O Ensino do Projeto de Arquitetura e Urbanismo no final do Curso", em desenvolvimento no Propar UFRGS, com verba de custeio Capes.

english
Interview based on the survey "Architect's Education for the 21st Century – Teaching the Architecture and Urbanism Project at the end of the Course", under development in the Propar UFRGS, with funding from Capes.

español
Entrevista basada en la investigación "La educación del arquitecto para el siglo 21 – Enseñanza del Proyecto de Arquitectura y Urbanismo al final el Curso", en desarrollo en el Propar UFRGS, con fondos de Capes.

how to quote

MARQUES, Sérgio M.; BOHRER, Mônica L.; MARQUES, Lucas Canez M.. Peter Eisenman in loco. Entrevista, São Paulo, ano 21, n. 082.01, Vitruvius, abr. 2020 <https://agitprop.vitruvius.com.br/revistas/read/entrevista/21.082/7694>.


Peter Eisenman assinando o livro A Revisão do Movimento Moderno? Arquitetura no Rio Grande do Sul dos anos 1980de Sérgio Marques, do qual ele ganhou um exemplar com indicação de projeto seu incluído no livro
Foto dos autores

Fontes bibliográficas, textos e imagens com referências arquitetônicas sempre foram matéria-prima preciosa para o conhecimento de arquitetura. No entanto, na prática de projetos de arquitetura e no exercício do ofício, pessoalmente, desde cedo, aprendi com Le Corbusier e outros arquitetos viajantes que a visita in loco a obras referenciais, ou simplesmente a vivência em contextos urbanos distintos, trazem outro nível de percepção e aprendizado, próprio da experiência. Passei, portanto, boa parte de minha vida fazendo viagens arquitetônicas, muitas vezes condicionando familiares e acompanhantes em férias a este objetivo.

Nos últimos anos, dedicado à pesquisa no campo do ensino do projeto de arquitetura, em desenvolvimento no Programa de Pós-Graduação em Arquitetura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – Propar UFRGS, lendo material a respeito e participando de eventos da área, senti a mesma necessidade: ver in loco o que fazem e pensam professores/ arquitetos de projeto em outras instituições, em escolas referenciais e em seus escritórios. Conversar com "fontes bibliográficas" e "referencias arquitetônicas" ao vivo, visitar seus espaços de ensino e de trabalho e ouvir seus depoimentos sobre o futuro de nossa profissão tem sido uma fonte de compreensão da cena contemporânea igualmente preciosa. Durante três anos, com verba proveniente do Prêmio Capes de Tese, coloquei em marcha um plano ambicioso de visitas a instituições referenciais e professores/ arquitetos formadores de opinião, de diversos segmentos, gerações ou tendências. Após estadias em Toronto, Nova York, Troy, Boston, Cambridge, São Diego, Los Angeles, Santa Bárbara, São Francisco, Paris e Lima, nas missões de pesquisa já realizadas até agora e com algumas dezenas de entrevistados, o material recolhido e absorvido começa a permitir compartilhamento. Peter Eisenman talvez dispense apresentações, pelo menos aos da minha geração, mas para quem não vivenciou a crise da arquitetura moderna no Brasil, a partir do final dos anos 1980, vale a pena conhecer um dos grandes críticos e pensadores de arquitetura da segunda metade do século 20, bem como um dos exponenciais arquitetos da cena internacional, cujos textos e obras impactaram a cultura arquitetônica mundial por mais de uma geração. Esta entrevista, portanto, mostra um Peter Eisenman "sênior" e sua visão sobre as novas crises que se avizinham, mudanças contemporâneas e o futuro da arquitetura.

Entrada do escritório Eisenman Architects
Foto dos autores

comments

082.01
abstracts
how to quote

languages

original: português

share

082

082.02 literatura

Milton Hatoum: literatura em tempos de cólera política e pandemia de coronavírus

Abilio Guerra, Augusto Massi and Julia Bussius

082.03

Entrevista com Hernán Díaz Alonso

Sérgio M. Marques, Mônica L. Bohrer and Lucas Canez M. Marques

082.04 hq, música e cinema

Arrigo Barnabé

Abilio Guerra and Silvana Romano Santos

082.05 cidade e sociedade

Erminia Maricato, arquiteta, professora, gestora pública e ativista social

Abilio Guerra, Celso Aparecido Sampaio, João Sette Whitaker and Lizete Maria Rubano

newspaper


© 2000–2020 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided