Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

newspaper

selections

Percursos da Arquitetura, do Urbanismo e do Design durante e após pandemia

Apresentação

Épocas de mudança e incerteza tornam os problemas estruturais da sociedade ainda mais evidentes, exigindo a rápida tomada de decisões e a reestruturação da vida cotidiana em diversos níveis, desde a convivência domestica até o trabalho, o estudo e as condições de vida no meio urbano.

Em 2020, o alastramento do Covid19, representado por uma quantidade ímpar de infectados e uma grande letalidade, trouxe à tona diferentes questões ligadas à relação entre saúde e ambiente, problematizadas em diferentes níveis e escalas, dos objetos à cidade. De fato, a mobilidade espacial do Homo Sapiens e as características dos ambientes que edificamos têm facilitado a disseminação de inúmeras doenças e participou ativamente na instalação da última pandemia. Contrapondo-se a tal constatação, a situação que hoje mundialmente vivenciada impulsionou o debate sobre o habitat saudável: como projetá-lo, mantê-lo, gerenciá-lo, avaliá-lo. Sob tal ponto de vista, e face à enorme responsabilidade de arquitetos, urbanistas e designers como profissionais cuja atuação está ligada à intervenção/proposição no/do ambiente construído, é essencial problematizar cuidadosamente o papel da Arquitetura, do Urbanismo e do Design (AUD) na promoção de habitats (física e mentalmente) saudáveis.

Diante destes argumentos, a Revista Gestão & Tecnologia de Projetos divulga uma chamada especial para o número temático HABITAT SAUDÁVEL: O LUGAR DO AMBIENTE CONSTRUÍDO NA PROMOÇÃO DA SAÚDE. Nosso objetivo é congregar trabalhos que alimentem o debate sobre os percursos da AUD durante e após a pandemia, tendo como focos: as possíveis alterações dos processos de projeto; as contribuições da percepção e avaliação ambiental na promoção de mudanças nesse campo; e o papel das tecnologias nos avanços surgidos.

Para tanto serão considerados para publicação artigos que investiguem, em âmbito nacional e internacional, a influência da pandemia e do período pós-pandêmico sobre o habitat humano, tendo como norte os seguintes temas:

O ambiente construído sob a ótica das investigações em AUD (da concepção projetual à avaliação pós-ocupação, incluindo alterações relativas à ética na pesquisa).

Impactos de ambientes domésticos, educativos, laborais e urbanos (open spaces) na saúde e na qualidade de vida humana.

Busca por ambientes hospitalares saudáveis e seguros (de clínicas de diagnósticos a hospitais complexos), em termos de:  novos tipos de empreendimento;  processos de projeto;  gestão e procedimentos de manutenção;  experiências de Evidence Based Design e Avaliação Pós-Ocupação;  Building Information Modeling, Realidade Virtual e Realidade Aumentada aplicadas.

Co-design e projeto participativo na promoção de ambientes saudáveis.

A cidade e o morar sob a perspectiva das populações vulneráveis: idosos, pessoas com deficiência, populações socioeconomicamente carentes.

Influência da tecnologia da informação no planejamento de ambientes saudáveis.

Contribuições dos estudos na área das relações pessoa-ambiente (Psicologia Ambiental, Gerontologia Ambiental, Ergonomia, Acessibilidade e outros) na busca por ambientes saudáveis durante e após a pandemia.

Características dos Trabalhos

Serão avaliados manuscritos originais redigidos em português ou inglês. As regras de submissão e formatação de manuscrito estão disponíveis pelo link.

Cronograma
Lançamento da Chamada: 14 de agosto de 2020;

Prazo (máximo) para submissão de trabalhos: 30 de outubro de 2020;

Prazo (máximo) para avaliação preliminar pelos editores e distribuição para revisores: 30 de novembro de 2020;

Prazo (máximo) para retorno aos autores com o resultado da primeira rodada de avaliação: 12 de fevereiro de 2021;

Prazo (máximo) para os autores submeterem versão revisada, caso seja demandado pelos revisores: 01 de março de 2021;

Prazo (máximo) para retorno aos autores com o resultado da segunda rodada de avaliação: 05 de abril de 2021;

Prazo (máximo) para eventuais ajustes de formatação pelos autores e envio final aos editores: 30 de abril de 2021;

Previsão de publicação: julho de 2021

v. 15 n. 2 (2020): Edição Regular de 2020 em fluxo contínuo
Publicado: 2020-06-30<br />Imagem divulgação

v. 15 n. 2 (2020): Edição Regular de 2020 em fluxo contínuo Publicado: 2020-06-30
Imagem divulgação

Habitat saudável: o lugar do ambiente construído na promoção da saúde

inscription dates
from 14/08/2020
to 30/11/2020

source
Gestão & Tecnologia de Projetos, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo
São Paulo

share


© 2000–2020 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided