Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

newspaper

agenda cultural

Na segunda, 14.9, o museu irá selecionar alguns desenhos e os ganhadores receberão um Amigo MASP, que dá direito a frequentar o museu gratuitamente por um ano

A compoteira de peras (1923), de Fernand Léger (1881-1955), é a escolha da semana para o desafio MASP [desenhos] em casa. Tanto adultos quanto crianças podem participar: basta fazer a própria versão da pintura e publicar no Instagram marcando o @masp e utilizando a #maspdesenhosemcasa até as 23h59 de domingo, 13.9.

Na segunda, 14.9, o museu irá selecionar alguns desenhos na mesma rede social. Os autores receberão um Amigo MASP, que dá direito a frequentar o museu gratuitamente por um ano.

De origem humilde, Léger foi aprendiz em um escritório de arquitetura antes de estudar na École des Arts Décoratifs e na Académie Julian, ambas em Paris. Participou do período de maior efervescência cultural de Montparnasse, na capital francesa, onde se beneficiou intensamente da proximidade de artistas como Robert Delaunay e Marc Chagall, além do poeta Blaise Cendrars. Léger teve como aluna a brasileira Tarsila do Amaral nos anos 1920.

A obra também será tema do Diálogos no acervo na quarta, 9.9, às 16h. O projeto semanal apresenta, por meio de encontros virtuais no Instagram, obras do acervo do museu abordando elementos como biografia do artista, contexto histórico e técnica. Participam desta edição Guilherme Giufrida, assistente curatorial no MASP, e Laura Cosendey, assistente curatorial, mediação e programas públicos no museu.

A compoteira de peras está no aplicativo gratuito MASP Áudios, com comentários da historiadora da arte Aracy Amaral (disponível para download na App Store e no Google Play). A pintura também integra a exposição virtual "Arte da França: de Delacroix a Cézanne" no Google Arts & Culture.

Na quinta, 10.9, às 18h, Isabella Rjeille, curadora no MASP, e Olivia Ardui, curadora-assistente no museu, conversam sobre a exposição "Senga Nengudi: topologias" em uma live no Instagram do @masp. Trata-se da primeira monográfica da artista estadunidense Senga Nengudi (Chicago, 1943) na América Latina. Nengudi foi uma figura central na cena afro-americana de Los Angeles nos anos 1970 e se tornou conhecida por envolver escultura e performance em suas instalações. A mostra é resultado da parceria com o Lenbachhaus Museum, em Munique. Conceito e ideia são de Stephanie Weber, curadora no Lenbachhaus, e a apresentação no MASP é de Isabella Rjeille. Patrocínio da mostra: Terra Foundation.

A previsão é que a exposição possa ser vista pelo público em São Paulo quando o museu reabrir.

Todas as lives serão disponibilizadas no IGTV e no canal do museu no YouTube posteriormente. O MASP tem como parceiros estratégicos o Itaú e a Vivo.

Já no sábado, 12.9, Helena Katz dará uma palestra ao vivo pelo Instagram do @masp com o objetivo de pensar em conjunto possíveis modos de desligar os "pilotos automáticos" que mantêm as pessoas reféns dos hábitos cognitivos. Hábitos que, segundo Katz, atam os seres ao que sempre fizeram, e que agora, em tempos de isolamento social, precisam ser substituídos por outras formas de comunicação. Patrocínio: Instituto Votorantim, Havaianas, Ultra e Aché.

Fernand Léger 

A compoteira de peras, 1923 

Acervo MASP

Doação Carolina Penteado da Silva Telles, 1948<br />Foto João Musa

Fernand Léger A compoteira de peras, 1923 Acervo MASP Doação Carolina Penteado da Silva Telles, 1948
Foto João Musa

Semana no MASP

happens
from 07/09/2020
to 14/09/2020

where
MASP
Museu de Arte de São Paulo
Avenida Paulista, 1578 Cerqueira César
São Paulo SP Brasil
Terças, quartas, sextas, sábados, domingos e feriados, das 11h às 18h (bilheteria aberta até às 17h). Quintas-feiras, das 11h às 20h (bilheteria até às 19h)
(11) 3251 5644
e-mail

source
MASP Comunicação e Marketing
São Paulo

share


© 2000–2020 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided