Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

newspaper

agenda cultural

O primeiro episódio, sobre habitação, será transmitido em live seguida de debate, no Facebook e Youtube do CAU/RJ

A minissérie tem três capítulos, cada um aborda temas ligados ao direito à cidade – saneamento, mobilidade e habitação, através da visão e do cotidiano de três mulheres que vivem em regiões do Rio de Janeiro totalmente distintas: Realengo, Barra da Tijuca e morro Santo Amaro (Catete)

Teaser

Habitação, primeiro episódio da minissérie Dia a Dia, estreia na sexta-feira, 21, com exibição seguida de debate. O evento será transmitido ao vivo pelo Facebook e Youtube do Conselho, às 18h30, e contará com a participação de mulheres especialistas no tema. A minissérie foi produzida pela Associação Peneira com patrocínio do CAU/RJ.

Dia a dia é uma minissérie de três médias-metragens. Cada episódio é dedicado a um dos três eixos propostos dentro da temática do direito à cidade – saneamento, mobilidade e habitação – através da visão e do cotidiano de três mulheres que vivem em regiões do Rio de Janeiro totalmente distintas: Realengo, Barra da Tijuca e morro Santo Amaro (Catete).

“Habitação mostra um pouco do cotidiano das protagonistas em suas residências, muito diferentes entre si, não só por tamanho, mas pelas relações entre os que moram nessas casas. Mostra como as relações mais ou menos estreitas influenciam como essas mulheres visualizam o próprio espaço da casa. O episódio aborda como as personagens constroem o cotidiano de formas diferentes a partir de sua relação com a casa”, contou a diretora Gabrielle Rocha. “Nas filmagens, elas acabam ‘atuando’ na casa delas, no ambiente delas, então o filme tem uma abordagem muito real, muito íntima”, acrescentou.

A minissérie é um projeto especial da Comissão de Política Urbana (CPU) do CAU/RJ que lançou, no ano passado, uma chamada pública com esta finalidade. O objetivo, segundo a conselheira Luciana Ximenes, que integra a CPU, era falar dos temas centrais da política urbana de uma forma que chegasse não só aos arquitetos e urbanistas, mas a um público mais amplo, como os estudantes de arquitetura e urbanismo e outros cursos ligados à temática, mas também, a alunos do Ensino Médio e Fundamental.  “Foi uma feliz surpresa ter encontrado a Associação Peneira que propôs colocar três mulheres como protagonistas e acompanhar o cotidiano delas. O filme foi uma construção entre a comissão e a produtora, com muito diálogo”, ressaltou a conselheira.

“O episódio sobre habitação é essencial e, talvez, por isso, ele abra a série. Ele tem a preocupação de mostrar como as diferentes moradias impactam a vida daquelas personagens. Os três perfis são muito distintos, mas as mulheres têm muitas afinidades na relação com o lar. São três tipos de casa: um sobrado, uma casa solta em um lote e um apartamento. E diferentes inserções urbanas: em uma favela, no subúrbio e em um condomínio de classe média alta. O filme mostra como a moradia se reflete no cotidiano dessas mulheres, como as famílias partilham esse espaço, a função de abrigo, e como ela enreda todas as dimensões da vida daquela família, desde as relações de afetos, conflitos, ao acesso a lazer”, explicou Ximenes. 

Participam da live Paula Santoro (USP); Nubia Nemézio (Unisuam) e Melissa Alves (FAU lá do Povo). A conselheira Luciana Ximenes fará a mediação. A live será realizada em parceria com a FAU lá do Povo.

Conheça as participantes

Luciana Ximenes: pesquisadora do grupo Habitação e Cidade da rede Observatório das Metrópoles (IPPUR/UFRJ), arquiteta urbanista pela UFC, é especialista em sociologia urbana pela UERJ e mestre em Planejamento Urbano e Regional (IPPUR/UFRJ), atualmente doutoranda no mesmo Instituto. Conselheira da atual gestão do CAU/RJ, compondo as comissões de Política Urbana e Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social.

Melissa Alves: graduanda em arquitetura e urbanismo (FAU/UFRJ), integrante do coletivo preto e grupo de estudos das relações étnico raciais em arquitetura e urbanismo Yê, Mastaba! (UFRJ) e idealizadora do projeto de Lives A FAU Lá do Povo, que promove encontros virtuais com pessoas engajadas no campo de reflexões das cidades sobre temas pertinentes a toda a população, estreitando dessa forma o relacionamento entre sociedade e meio acadêmico.

Nubia Nemézio: arquiteta e urbanista formada pela UFRJ (2011), mestre em urbanismo pelo Prourb-UFRJ (2014). Atualmente é professora em dois centros universitários e ministra principalmente as disciplinas de urbanismo, habitação de interesse social e desenho paramétrico. Tem experiência na área de projetos urbanos e arquitetônicos de interesse social, em destaque os projetos do Morar Carioca, PLHIS de Niterói integrando a equipe do Núcleo de Assessoria Planejamento e Pesquisa. Recentemente prestou assistência técnica ao Movimento Nacional de Luta pela Moradia no âmbito do MCMV modalidade entidades.

Paula Santoro: Arquiteta e urbanista, professora de Planejamento Urbano da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU/USP). Atualmente co-coordena o LabCidade (FAU/USP).

 

A cada semana um novo episódio será lançado virtualmente.
Confira a programação

 

Saneamento

Quinta, 27 de agosto, 17h30

Com a participação das professoras Suyá Quintslr (IPPUR/UFRJ); Silvana Castro (IFF); e a extensionista do projeto Tecnologia Social em assentamentos da reforma agrária (Tecsara), do Soltec, Marcella Gelio.

Mediação: Ximena Cabello, roteirista e pesquisadora da minissérie.

Evento em parceria com o IFF (Campos)

 

Mobilidade

Sexta, 4 de setembro, 16h

Com a participação da professora da UFF Fernanda Sanchez, representante da Fenea, Fernanda Gomes e a diretora executiva do ITDP Brasil, Clarisse Linke.

Mediação: Gabrielle Rocha, diretora da minissérie

Evento em parceria com a Escola em Transe (UFF)

<br />Imagem divulgação


Imagem divulgação

Estreia da minissérie Dia a Dia - Habitação

happens
from 21/08/2020
to 04/09/2020

where
CAU RJ
Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro
R. Evaristo da Veiga, 55
Centro, Rio de Janeiro
segunda à sexta, das 9h às 17h
21 2524-8004

source
CAU/RJ
Rio de Janeiro

share


© 2000–2020 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided