Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

newspaper

selections

Chamada de artigos

Hoje vivemos em um momento de profundas e aceleradas mudanças na maneira como percebemos e interagimos com o mundo, o que muitos autores não hesitam em chamar de "4ª Revolução Industrial".

Avanços extraordinários em áreas como comunicação móvel, inteligência artificial, big data, computação em nuvem, blockchain, nanotecnologia, biotecnologia, reconhecimento facial, robótica ou manufatura aditiva estão fundindo os sistemas físicos, biológicos e digitais de produção.

Tal contexto tecnológico desencadeou uma série de inovações e conceitos disruptivos, como o smartphone, redes sociais, jogos online, internet das coisas, materiais inteligentes, ambientes interativos, fabricação personalizada, impressão 3D, realidade virtual e aumentada, drones, carros autodirigidos (autónomos) ou cidades inteligentes, que, juntas, estão desenhando um mundo radicalmente novo.

Como as tecnologias digitais estão no centro do paradigma emergente, convidamos acadêmicos, pesquisadores, profissionais e estudantes para abordar o papel da arquitetura na era da 4ª revolução industrial.

Qual será o impacto das novas tecnologias na educação e prática arquitetônica? Quais são as oportunidades emergentes e as principais ameaças à nossa disciplina, causadas pelo surgimento de agentes e materialidades inteligentes? Como será que os arquitetos estão (ou deveriam) a conseguir equilibrar, entre uma posição de resistência crítica e a adoção total relativamente à convergência entre sistemas cibernéticos, físicos e biológicos? Estas são apenas algumas das questões a ser abordadas na próxima Conferência.

Tópicos da conferência

Podem incluir, mas não estão limitados a:

Ambientes interativos e responsivos

Arte e Design

Big data e análise em arquitetura

BIM Modelação de Informação da Construção

CAAD Educação e ensino

Cidades Inteligentes

City Information Modelling e GIS

Conceitos e estratégias de design

Design colaborativo e participativo

Design digital para edifícios sustentáveis

Design Thinking e métodos

Estudos de materiais e inovação

Fabricação aditiva e construção

Fabricação digital e robótica

História e Futuro do CAAD

IA para projeto e ambiente construído

Interação homem-computador

Internet das coisas na arquitetura

Pesquisa digital na prática arquitetônica

Projeto paramétrico e algorítmico

Realidade Virtual e Aumentada

Simulação, previsão e avaliação

Sistemas ciberfísicos na arquitetura

Tecnologia de design de jogos

Tecnologias digitais para o património cultural

Datas importantes

Chamada resumos 1 Dezembro 2018

Limite para envio de resumos alargados 1 Fevereiro 2019

Notificação aceitação resumos 1 Abril 2019

Submissão de artigos completos 1 Junho 2019

Workshops 9 e 10 Setembro 2019

PhD workshop 10 Setembro 2019

Conferência 11,12 e 13 Setembro 2019

Resumos Extendidos

Os autores deverão enviar os resumos através do sistema de envio OpenConf através do link fornecido no site SIGraDi2019.

Os resumos estendidos deverão ter entre 1000 a 1500 palavras mais referências. Também pode enviar uma imagem em formato jpg. Os resumos devem ser estritamente anônimos. Por favor, evite quaisquer afiliações.

A aceitação do artigo estará sujeita a um processo de revisão em uma etapa, sendo cada submissão revista por três revisores anónimos.

A Cidade do Porto

O Porto é um dos destinos turísticos mais antigos da Europa. Localizado ao longo do estuário do rio Douro, no norte de Portugal, tendo o seu Centro Histórico sido declarado Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO em 1996. A cidade é tradicional, mas também contemporânea.

Edifícios históricos, como a Torre dos Clérigos de Nicolau Nasoni ou a Ponte Maria Pia de Gustave Eiffel, coexistem com os modernos, como o Museu de Serralves, de Álvaro Siza, ou a Casa da Música, de Rem Koolhaas / OMA.

O Porto é também a cidade de originou e nomeou o famoso Vinho do Porto. Com boas ligações e voos internacionais, o seu património artístico e arquitetónico, os espaços de lazer ao ar livre, as atividades desportivas e a vida cultural são apenas algumas das razões para visitar o Porto.

Universidade Porto, a Faculdade de Arquitetura

Com origens que remontam ao século XVIII, a Universidade do Porto (UP) é atualmente uma das instituições de ensino e pesquisa mais relevantes em Portugal. Cerca de 31.000 alunos, 2.300 professores e investigadores e 1.700 funcionários administrativos frequentam as 15 escolas e 69 unidades de investigação científica, espalhadas por três Campus Universitários localizados na cidade do Porto.

Como unidade orgânica da UP, a Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP) é uma das mais prestigiadas instituições portuguesas e europeias de ensino, investigação e inovação em Arquitectura. Localizado no Pólo III (Campo Alegre), o complexo de edifícios da FAUP é uma das mais emblemáticas criações da carreira de Álvaro Siza, Professor Emérito da FAUP, premiado com o Prémio Pritzker 1992. A Escola oferece cursos de alta qualidade, que incluem um Mestrado em Arquitetura (MIARQ), um Programa de Doutoramento em Arquitetura e um Curso de Estudos Avançados em Patrimônio Arquitetônico. O Centro de Estudos Avançados em Arquitetura e Urbanismo (CEAU) gerência a atividade de pesquisa na FAUP, que integra o Laboratório de Fabricação Digital (DFL), entre outros grupos de pesquisa. A FAUP é, portanto, um ambiente acadêmico estimulante que reúne as tradições e as inovações da disciplina.

SIGraDi

A Sociedade Iberoamericana de Gráfica Digital (SIGraDi) é uma associação sem fins lucrativos que reúne arquitetos, urbanistas, designers e artistas ligados às mídias digitais. Seus principais objetivos são contribuir para o debate acadêmico sobre mídias digitais e suas aplicações, promover a produção e o avanço do conhecimento científico em geral e também estimular a pesquisa e a educação no atual contexto de grandes mudanças tecnológicas.

eCAADe

O eCAADe Education and Research in Computer Aided Architectural Design in Europe é uma associação sem fins lucrativos de instituições e indivíduos com interesse comum em promover boas práticas e compartilhar informações para o uso de computadores na educação e pesquisa em arquitetura e profissões afins. A organização foi fundada em 1983 e organiza uma conferência anual, que é organizada por uma universidade membro diferente a cada ano. O eCAADe iniciou e administra o bem-sucedido arquivo CumInCAD de publicações de pesquisa no campo de Projeto Arquitetônico Assistido por Computador.

CumInCAD é um recurso valioso para pesquisadores, educadores e outros no campo. O eCAADe também colaborou com associações irmãs para criar o International Journal of Architectural Computing (IJAC).

Associações Irmãs

O SIGraDi e o eCAADe trabalham em colaboração com quatro outras associações internacionais no campo:

ACADIA

CAADRIA

ASCAAD

CAAD Futures

Chairs DA Conferência

Gonçalo Castro Henriques SIGraDi

José Pedro Sousa eCAADe + SIGraDi

João Pedro Xavier eCAADe

<br />Imagem divulgação


Imagem divulgação

XXIII Conferência SIGraDi / 37a Conferência anual eCAADe

inscription dates
in 01/02/2019

Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto
Rua do Gólgota, 2154150-755
Porto Portugal

source
SIGraDi 2018
São Carlos

share


© 2000–2018 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided